quarta-feira, 10 de março de 2010

Corrupção: EUA, Somália, Portugal

Moody's e Standard & Poor's processadas por notações corruptas.

Up to half the food aid in Somalia is diverted to corrupt contractors, local UN workers and Islamist militants, a leaked UN report says.

Porto sem verbas para combater a corrupção.

Um quinto das autarquias não entregou plano de prevenção da corrupção.

O combate à corrupção está na estaca zero, ou quase. Foi esta impressão que ficou no ar no final da audição parlamentar dos directores dos quatro DIAP (departamentos de investigação e acção penal), de Lisboa, Porto, Coimbra e Évora, deixaram queixas e propostas.

... A actividade do Conselho de Prevenção da Corrupção, que funciona no Tribunal de Contas, mereceu críticas da procuradora geral adjunta: "É um organismo estático que não interage com a investigação e que se alimenta de informações recebidas pelas autoridades".
"Faltam circuitos de prevenção e de detecção de crimes de corrupção em tempo real", acrescentou Maria José Morgado, para quem a "má organização e as más leis favorecem as oportunidades corruptivas" tal como "a promiscuidade entre funções públicas e privadas".
Para a directora do DIAP de Lisboa, "a política criminal é ineficaz, o modelo de investigação criminal está completamente ultrapassado, com uma sobreposição do ministério público sobre a polícia judiciária"
.

«A sociedade portuguesa tem excesso de corrupção, compadrio, de promiscuidades, e não estão apenas no espaço do Governo».

Sem comentários:

Enviar um comentário