quarta-feira, 3 de março de 2010

Corrupção: Tailândia

da corrupção como arma política

O Supremo Tribunal da Tailândia confiscou mais de metade da fortuna do ex-primeiro-ministro Taksin Shinawatra num dos mais controversos processos judiciais na história recente da monarquia do Sião.

Os juízes ordenaram na passada sexta-feira o confisco de 46.370 milhões de bath (1.026 milhões de euros) do total de 76.600 milhões de bath (1.700 milhões de euros) em depósitos bancários congelados pelas autoridades em Junho de 2007.

Por 8 votos a favor e 1 contra, o Tribunal deu como provado que o antigo chefe do governo abusou do poder durante os seus dois mandatos entre Fevereiro de 2001 e Setembro de 2006, em prejuízo do estado para beneficiar a sua empresa de telecomunicações Shin Corp.

...

o maior confisco jamais feito a um político tailandês serviu para legitimar o golpe militar que derrubou Taksin ...

A corrupção que mina a política tailandesa em todos os azimutes é, em regra, aceite, na medida em que não prejudique directamente terceiros e caso os detentores de cargos públicos consigam fazer prevalecer uma imagem de dedicação ao bem comum.

A condenação de Taksin visa precisamente pôr em causa a imagem de benfeitor atribuída ao antigo primeiro-ministro pelos seus apoiantes, sobretudo nas regiões mais pobres do Nordeste da Tailândia e entre os sectores rurais, que empregam quase metade da mão-de-obra.
...


o resto aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário