sexta-feira, 5 de março de 2010

Critical Health S.A., recebeu o prémio Europeu de Excelência em Tecnologias de Informação

A Critical Health S.A. anuncia ter recebido o prémio Europeu de Excelência em Tecnologias de Informação (European IT Excellence Awards) num evento que reuniu, em Londres, as principais organizações do sector. A Critical Health venceu na categoria de Gestão de Informação (Information Management), com uma das variantes do seu produto Retmarker.
Os prémios Europeus de Excelência são uma organização da IT Europa e visam econhecer o papel crucial que os ISVs (Fornecedores Independentes de Software) e Solution Providers desempenham na resolução de problemas reais dos seus clientes. Concorreram a este prémio entidades de 26 países.

O RetmarkerAMD é uma solução inovadora que a Critical Health tem vindo a desenvolver em conjunto com vários especialistas da AIBILI - Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, um instituto de I&D situado em Coimbra, para permitir efectuar a marcação digital de imagens de pacientes de Degenerescência Macular Relacionada com a Idade (DMRI), a principal causa de cegueira a partir dos 50 anos de idade nos países desenvolvidos. O RetmarkerAMD simplifica o diagnóstico dos oftalmologistas que passam a dispor de informação mais precisa e não sujeita a incorrecções decorrentes da complexidade de estimativa das áreas de lesão presentes em cada região da retinografia (fotografia digital da retina).

O RetmarkerAMD é um novo produto da família Retmarker que conta também com o RetmarkerC e RetmarkerDR. O RetmarkerC permite a detecção automática de alterações na retina decorrentes de diversas patologias. Já o RetmarkerDR é uma solução de software que monitoriza a progressão da Retinopatia Diabética. Esta versão incorpora a mais recente investigação científica e usa algoritmos proprietários avançados que permitem aos oftalmologistas detectar e calcular taxas de aparecimento e desaparecimento de microaneurismas na retina e inferir, com a ajuda dessa informação, a evolução de uma
doença que é uma das causas de cegueira evitável com maior crescimento no mundo desenvolvido.

A Degenerescência Macular Relacionada com a Idade é a forma mais grave da doença ocular relacionada com a idade (surge após os 50 anos de idade). Em Portugal estima-se que cerca de 300 mil pessoas tenham formas precoces da patologia (assintomáticas) e 50 mil com as formas mais avançadas. Já a Retinopatia Diabética é uma patologia da retina decorrente da diabetes e é a principal causa de cegueira na população em idade activa. Segundo estimativas da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, 250 mil portugueses sofrem desta doença, dos quais 13 mil se encontram em situação de cegueira. O Estudo da
Prevalência da Diabetes em Portugal indica que 11,7 % da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos é diabética.

As soluções da Critical Health deverão entrar no mercado português no primeiro trimestre de 2010 estando neste momento em processo final de certificação no espaço Europeu.
2010-03-04 12:02
aicep Portugal Global

Sem comentários:

Enviar um comentário