domingo, 14 de fevereiro de 2010

Intellectual Property Protection and Patterns of Trade





(isto dos post's está a ficar viciante ...) deixo-vos aqui mais esta....

Como é que os níveis de protecção dos direitos de propriedade intelectual dos países afectam as exportações em sectores com diferentes graus de dependência da inovação ?


Os países com altos níveis de protecção tendem a especializar-se em indústrias de inovação intensivas, ou seja, as indústrias em que a inovação é fundamental, enquanto os países com baixos níveis de protecção especializam -se em industrias de inovação não-intensiva .

Link para o artigo: "Intellectual Property Protection and Patterns of Trade" que fornece um modelo teórico simples para entender como os padrões de vantagem comparativa emergem de diferenças no nível de protecção dos direitos de propriedade intelectual.

1 comentário:

  1. Bem apanhado este paper!

    Alguns comments:
    - espantam-me alguns papers que saem que dão mais peso às maquinações teóricas do que a uma tentativa genuina de saber o que se passa (digo isto devido à pobreza da bibliografia ... por exemplo admito que o autor podia argumentar que papers de autores como Petra Mozer ou Charles Jones) (note Cristina que o autor usa o trabalho de Bronwin Hall, vá lá)
    - acho que a causalidade corre mais ao contrário, isto, sectores fortes organizam-se para garantir a protecção das suas vantagens competitivas com mecanismos legais
    - uma nota técnica para dizer não estou nada convencido pela variáveis instrumentais que são usadas
    - curioso também que não seja específico em relação aos países/indústrias que foram beneficiados pelas "reformas" recentes

    ResponderEliminar