sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Inovação TICES - Cisco quer ter 400 Academias em Portugal até 2011

A Cisco Portugal quer implementar 400 academias até 2011, ano em que deverá formar 10.000 alunos que queiram especializar-se nas áreas de hardware e software de computadores, ficando assim o País em linha com a Finlândia.
Presente em Portugal há 13 anos, e para colmatar a falta de candidatos qualificados em tecnologia de informação e comunicação (TIC), a multinacional apostou em 1999 na criação das academias Cisco.
Actualmente com 160 academias, e estando a última a ser desenvolvida no Instituto Superior Técnico, "o objectivo é ultrapassar os cerca dos 3.600 alunos por ano e atingir os 10.000 alunos em 2011", revelou à agência Lusa Nuno Guarda, responsável pelas academias Cisco em Portugal.
Trabalhando em parceria com escolas secundárias e profissionais, centros de formação profissional, institutos politécnicos e universidades, o propósito é "tornar Portugal um país de referência nesta área, a par da Finlândia em termos de proporção de alunos com conhecimentos em redes".
"Tipicamente, aquilo que acontece é, junto das instituições educativas, [irmos] oferecer o programa a alunos regulares que estejam a fazer um curso relacionado com redes e que queiram aprender ou já tenham no seu programa científico de disciplinas vários temas nesta área", diz o responsável.
Nuno Guarda destaca que "o curso pode ser entendido como uma oferta adicional bibliográfica estruturada para que os alunos tenham a certeza de que quando fazem um percurso associado com um dos cursos disponibilizados obtenham uma certificação Cisco no final".
"Uma das grandes vantagens que reconheço nas certificações da indústria é que são certificados pragmáticos dos conhecimentos e das competências que um detentor de um certificado possui".
Relativamente à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, Nuno Guarda diz não ter dúvidas quanto às mais-valias e argumenta que "o grande problema que os mercados têm é que muitas vezes não é fácil perceber o que, de facto, a pessoa sabe fazer".
Hoje praticamente todas as instituições de ensino superior são já academia e o programa continua a crescer em escolas profissionais, perspectivando-se um crescimento significativo em escolas secundárias, reitera o responsável.
Recentemente foi criada a Associação da Rede de Academias (AREDEA), sem fins lucrativos, e cujo principal objectivo é a promoção do ensino e da formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
2010-02-26 09:32
Oje

Sem comentários:

Enviar um comentário