domingo, 25 de abril de 2010

O primeiro dia do resto das nossas vidas !


Para a maioria de vós, nascidos após 1974, talvez este dia seja apenas mais um dado estatístico histórico de economia Portuguesa, um facto político, um acaso histórico, um azar do feriado até calhar ao domingo este ano, e a RTP1 estar a transmitir esta seca.
.
Pois eu, era uma criança com 5 anos de idade que frequentava o 1ºAno da escola primária em Colares, e enquanto esperava que a carrinha da escola me apanhasse à porta de casa dos meus pais, com o meu cesto de almoço, fardado a rigor tipico dos anos 70, com calções de xadrez, casaco azul escuro e boné a rigor, estava muito distante de perceber o que estava a acontecer no largo do Carmo.
Independentemente da conexão política que possa estar associada a este dia, foi de facto um dia em que os Portugueses conquistaram a sua liberdade de expressão, o direito de escrerer e dizerem em blogues o que pensam, sem mortes, "apenas" com um cravo no cano de um chaimite.
Tanto eu como o Paulo Borges, os últimos dos líricos deste povo de além mar, gostariamos de vos deixar este excepcional e intemporal poema, de um grande senhor e homem de coragem, que é sempre um orgulho recordar a sua obra, especialmente neste dia.
Canto Moço - Zeca Afonso
"Somos filhos da madrugada,
Pelas praias do mar nos vamos
À procura de quem nos trago
Verde Oliva de flôr do ramo.
Navegamos de vaga em vaga
Não soubemos de dor nem mágua
Pelas praias do mar nos vamos
À procura da manhã clara.
Onde o vento cortou amarras
Largaremos pela noite fora
Onde há sempre uma boa estrela
Noite e dia ao romper da aurora
Viva a proa minha galera
Que a vitória já não espera
Fresca brisa, moira encantada
Viva a proa da minha barca.
Votos de que a primeira geração do MEPII, seja digna do nosso legado histórico, e um marco de continuidade do desenvolvimento económico e sustentável de Portugal, sem nunca exitar em ter o direito à diferença, liberdade de expressão e direito ao pensamento.
Só para terminar. where are Prof. Sandro Mendonça?

Sem comentários:

Enviar um comentário